Num fim de tarde espetacular, em pleno mês de junho de 2005, o campo de futebol do Sesc Interlagos, localizado na zona sul da capital paulista, se transformou para receber o concerto de artistas brasileiros e franceses. Era uma homenagem ao ano do Brasil na França. Na programação, entre os nomes conhecidos do público como Firebug e Manu Chao, aparecia o do Tiken Jah Fakoly, até então inédito por aqui.
Quando chega o momento da apresentação de TJF, surge uma banda de reggae completa no palco e, de repente, entra uma figura com seus dreadlocks ao vento pulando de lá pra cá e de cá pra lá. De vocal marcante e sotaque peculiar, proporcionado pela origem africana em um país colonizado pelos franceses, o som torna-se rapidamente amistoso aos ouvidos presentes. Música por música, os pés e quadris da plateia são contagiados pela malemolência disparada pelas caixas acústicas. As crianças e os menos preocupados com o comentário alheio se deixam levar pela dança e pela sagrada luz do astro rei se pondo no horizonte.
Sobre os aplausos e a participação do público, Tiken Jah Fakoly ecoa "Tonton d America" durante um concerto na capital francesa, em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário